Dia 18 de Abril de 2017, exatamente cinco anos depois do dia em que comecei a escrever no meu antigo caderno sobre a ideia de fazer o Caminho, passei a tarde conversando com meu irmão. Ele mora em Portugal e veio passar alguns dias no Brasil. Me perguntou se eu queria ver o vídeo que ele fez sobre sua Jornada no Caminho de Santiago há dois anos atrás. Claro que eu disse sim. Sentamos na sala, ele pegou o laptop e apertou o “play”. Pronto… uma nova dimensão se abriu na minha frente. As paisagens eram encantadoras. A energia era cativante. As histórias eram inspiradoras. Uma espécie de magnetismo tomou conta de mim naquele momento. Algo forte tocou o meu coração. Senti um arrepio. Era o caminho me chamando. Chegou a hora. Foi o sinal e a motivação que faltavam para que eu decidisse que esse seria o ano em que eu finalmente realizaria meu grande sonho.
Acabei de assistir o vídeo e fui imediatamente para o quarto. Sentei na mesa ao lado da minha cama, liguei o computador e entrei no site da Decatlhon de Portugal. Comecei a colocar tudo que eu achei que precisaria no carrinho virtual. Já fazia alguns anos que eu entrava nesse site e colocava e tirava coisas da minha “wish list”. Chamei meu irmão e pedi sua ajuda porque dessa vez era pra valer. Pedi para eme me dar todas as dicas possíveis. Depois de muitas perguntas, respostas hilárias (quando ele lembrava de suas experiências) e gargalhadas; retirei vários itens que ele disse que eu não ia usar e só ia fazer peso na mochila. Ouvi a voz da experiência, acatei tudo que ele falou e finalizei minhas compras. Solicitei que a entrega fosse feita na sua casa em Lisboa, onde eu pretendia chegar alguns dias antes de começar o Caminho para arrumar minha mochila e começar minha Jornada. Finalmente, dei o primeiro passo para iniciar a maior aventura da minha vida. Em breve realizaria o meu sonho de menina.
Após as compras, deitei na cama extasiada. Era precisamente 1:13 AM. Me lembrei do antigo caderno onde comecei a escrever sobre a ideia de fazer o caminho alguns anos atrás. Procurei, achei e abri para voltar a usá-lo. Quando li a primeira página, fiquei pasma. Eu havia começado a escrever há exatos cinco anos! Nem um dia antes ou depois. Era o mesmo dia (18 de Abril de 2012). Me arrepiei. Não acredito no acaso e sim no destino e na sincronicidade. Era um sinal. Tinha chegado a hora. Tudo acontece quando tem que acontecer. O universo sabia que eu estava pronta. Sabia que ele ia providenciar tudo que eu precisasse para isso se concretizar e eu faria a minha parte. Abri os braços para o futuro e agradeci antecipadamente por tudo que me esperava.
Quer receber atualizações e caminhar comigo? Se inscreva aqui…
Estou adorando o blog!! Parabéns!! Deve ser muito especial fazer o caminho!!
Obrigada!!! Fico feliz que esteja gostando! Acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de fazer o Caminho ao menos uma vez na vida. É transformador! Recomendo à todos! =)
Amando o seu blog! Comecei a te acompanhar esses dias e seus relatos têm me emocionado bastante!!! Estou me programando para ir em 2019! Nunca é tarde para realizar nosso sonhos, né? Bjão
Oi Ana, tudo bem? Fico feliz que esteja gostando do meu blog! Espero que meu diário te inspire para o seu Caminho! Nunca é tarde para realizar nossos sonhos, afinal, são eles que nos motivam a viver… Buen Camino, peregrina!!!